terça-feira, 7 de maio de 2013

Pink Flamingos: O grotesco para cutucar a ferida?



Pink Flamingos é um filme que poucos conhecem. Ele foi lançado em 1972 pelo diretor John Waters no circuito underground. Um filme feito com baixíssimo orçamento que conta a história da Drag Queen Divine conhecida como a pessoa mais asquerosa do mundo. Ela mora em um trailler com seu filho, uma companheira de viagem e a mãe deficiente.
Divine e sua família entram em uma competição insana com outro casal para serem as pessoas mais asquerosas do mundo. Dentre as cenas bizarras esta a mais famosa de todas, Divine comendo fezes de cachorro, cena de incesto, sexo com uma galinha no meio e o nu frontal de um ator incluindo o close do ânus dele.
O filme causa repulsa até hoje. E por incrível que pareça tornou-se um cult, pois os jovens da época consideraram que ele estava tocando na ferida dos Estados Unidos. Seria um meio de criticar o sonho americano, a fama, e até mesmo a política.
Bem, não posso dizer que meu estômago ficou tranquilo enquanto eu assistia Pink Flamingos. De fato é um filme bizarro e grotesco. Mas alguns questionamentos me passaram pela mente enquanto eu o via, porque em algumas cenas, tive a impressão que não era bem questionar a sociedade o que John Waters queria, parecia que ele estava brincando de fazer cinema. Algo do tipo: "nós temos algum dinheiro, temos uma câmera, vamos pegar alguns desconhecidos, filmá-los e ver o que sai", tanto é que depois que o filme acaba tem uma entrevista com o diretor e ele diz claramente que muitas cenas ele não entendeu a razão.
Sei que posso ser apedrejada por escrever isso, porque sei que muitas pessoas cultuam esse tipo de filme, mas eu não posso deixar de perguntar se é realmente preciso realizar uma obra desse nível para questionar os valores de uma sociedade. Qual é a interpretação que eu posso fazer quando vejo uma mulher sentada na calçada comendo bosta de cachorro? Diretores isso é mesmo necessário?


Paralelamente, enquanto assistia Pink Flamingos me veio à mente Beleza Americana de Sam Mendes, que é um filme belíssimo, coloca em xeque o sonho americano, mas sem ser apelativo, pelo contrário, é bonito de se ver, é bonito de se ouvir, é bonito de sentir. A isto sim eu considero arte, que me perdoem os fãs de Pink Flamingos, mas devo lembrar que arte é algo totalmente subjetivo, e para mim, Pink Flamingos é um filme totalmente desnecessário. Não só pelas cenas de mau gosto, mas pela pobreza de roteiro, pela trilha sonora abominável.
Pink Flamingos é uma lição magistral do puro mau gosto. Eu não consegui ver nenhum propósito político, ao contrário de Saló 120 dias de Sodoma do italiano Pasolini que é igualmente polêmico, mas este sim tem questões políticas e você sabe que cada cena colocada ali foi necessária.
Não sou contra o choque. Sou contra o desnecessário, a perda de tempo. E Pink Flamingos é somente isso: uma total perda de tempo.

Link para assistir online: Pink Flamingos

Cotação: 1 estrela

10 comentários:

  1. Eu confesso que por muito tempo eu tive um medo medonho desse filme.

    ResponderExcluir
  2. E o que achou? Você assistiu Saló? Recomendo, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde consigo ver esse filme Pink Flamingos?

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá! Coloquei o link para que você possa assistir online. Bom filme e volte para comentar!
      Abraços!

      Excluir
  4. Assisti esse filme á alguns anos e realmente não acrescentou nada. Mas na época eu o achei divertido. Hoje tive intenção de revê lo mas não animei... Gosto muito do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e por concordar com a crítica! Creio que você é a primeira pessoa que concorda comigo, rss. Já fui quase apedrejada por considera-lo desnecessário, afinal, ele é bastante cultuado.
      Obrigada pela visita!
      Abraços!

      Excluir
  5. Simplesmente amei o filme. Talvez o filme seja inútil, mas não é desnecessário. A arte é inútil. Nós tentamos, é verdade, dar uma utilidade para os objetos artísticos e às vezes é um tanto frustrante quando não conseguimos fazer isso. Pink Flamingos, não obstante o fato de ser inútil, é genial em sua apresentação do grotesco como virtude, do bizarro como desejável e do tosco como estética. Seria possível escrever um tratado sobre como seus defeitos se tornam qualidades pelo fato simples de que eles não são mascarados, mas aceitos e abraçados pelo diretor, integrados ao filme, criando uma estética própria. Mais o que questionamentos políticos (que seriam aplicáveis, diga-se de passagem), Pink Flamingos nos leva a questionamentos sobre o próprio fazer cinematográfico, sobre a estética e sobre o papel da obra de arte na sociedade. Não, não posso concordar que seja um filme desnecessário. Inútil, mas absolutamente indispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro Dias primeiramente quero agradecer sua visita ao meu blog e seu comentário. Respeito sua opinião, como eu disse o filme tornou-se cultuado e eu sabia exatamente o preço que estava pagando quando escrevi esta crítica.
      O que não entendi é como você pode dizer que "a arte é inútil". Uau! Estou sem palavras! Só posso agradecer por não conhecê-lo pessoalmente.
      Ser grotesco pelo simples fato de ser grotesco não é ser indispensável. Assista Saló ou os 120 Dias de Sodoma que é igualmente polêmico e depois discutiremos com prazer os questionamentos políticos existentes nas duas obras.

      Excluir
  6. Ola ola Lidiana, ainda recomendo o "um filme sérvio" lá há reações de raiva, ira, e a violência que faltou nas vitimas do 120 dias...
    Kkk um abraço

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!