terça-feira, 6 de março de 2012

Borderline: Além dos Limites - 2008


Filme canadense da diretora Lyne Charlebois realizado no ano de 2008, estrelado pela fantástica atriz Isabelle Blais, conta  a história de Kiki, uma jovem mulher que aos 30 anos de idade tenta encontrar um equilíbrio para sua vida. Com a mãe internada em um hospital psiquiátrico e avó doente, Kiki tem  flashbacks de sua infância e adolescência sempre regada à bebida e sexo. E diante do caos que se encontra, precisa ainda terminar seu romance, cujo orientador é também seu amante.
Logo na primeira cena já ficamos apaixonados por Isabelle Blais e sua Kiki. Uma mulher inteligente, sagaz, de humor mórbido tentando se descobrir o tempo todo. Os diálogos são envolventes e inteligentes, e creio que Isabelle Blais merecia uma premiação por sua excelente atuação.
Faz frio durante todo o filme. Kiki caminha com seu cachorro na neve, e é como se sua alma fosse tão fria quanto o próprio clima, e a impressão que temos é a de que Kiki quer a todo custo fugir desse caos, sempre quis, até mesmo na adolescência quando se entregou à bebida e ao sexo desregrado na esperança de esquecer quem era.


Diferente de "Garota Interrompida", cujo personagem de Winona Rider é diagnosticado com Transtorno de Personalidade Borderline, o filme pouco fala sobre o assunto, ou quase nada. O único momento em que o transtorno é retratado é em um pequeno diálogo entre Winona e sua enfermeira, quando enfim ela consegue entender o que se passa.
Em Borderline: Sem Limites é diferente. Em momento algum vemos a palavra "borderline", e nem é preciso. O comportamento de Kiki já denuncia uma personalidade que esta sempre nos extremos, na borda dos sentimentos, na fronteira.
Suas angústias e seu drama são tão intensos, que as cenas de sexo e nudez ficam em segundo plano, embora sejam importantes para o enredo do filme, o que queremos mesmo é saber o que se acontece com Kiki, suas reações, seus pensamentos, sua essência.
Filme altamente recomendável para borderlines, parentes e amigos de borderlines e para aqueles que buscam incessantemente o autoconhecimento.
Link para assistir online: Borderline - Além dos Limites
Cotação: 5 estrelas

7 comentários:

  1. Maravilhoso comentário. É como se eu estivesse vendo o filme, cujo tema por sí já é um forte apelo para o conhecimento dos mistérios da mente e do comportamento de portadores de Borderline. Certamente é um filme imperdível.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Amanda, tenho 19 anos e também tenho Transtorno de Personalidade Borderline. Eu gostaria de saber como você conseguiu achar esse filme na internet. Pode me mandar um site? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem ele no youtube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=qU32NrLcjBs&list=PLTRUGQIlGnzC8MAUd5XGqvJiQQCxUleYL

      Excluir
  3. Onde encontro o filme para assistir?
    Anônimo

    ResponderExcluir
  4. o filme completo no youtube. só encontrei ai mesmo


    https://www.youtube.com/watch?v=qU32NrLcjBs

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!