sexta-feira, 5 de julho de 2013

Para Sempre Lilya



Filme sueco de 2003 dirigido por Lukas Moodysoon (Um Vazio no meu Coração), estrelado por Oskana Akinshina e Ardydom Bogucharsky (Volodya).
Lilya é uma jovem de 16 anos que mora com a mãe em um subúrbio da antiga União Soviética. Sua mãe vai para os EUA com o marido, deixando Lilya sobre a responsabilidade de uma tia que a expulsa de seu apartamento tomando posse dele. Lilya então vai morar em um apartamento frio e pequeno, ela espera dias que sua mãe lhe envie dinheiro. Vendo-se sem comida, sem luz, o único caminho que encontra é o da prostituição.
Contando apenas com a amizade de Volodya de apenas 11 anos e que vez ou outra dorme em seu sofá, Lilya conhece e se apaixona pelo jovem Andrei e lhe faz promessas de uma vida melhor na Suécia: trabalho, salário alto, apartamento para os dois, uma vida perfeita. Apesar da pouca idade, Volodya acha tudo muito rápido e sempre avisa sua amiga do quanto ela esta sendo precipitada.


Lilya quer melhorar sua vida e quer ajudar seu amigo, mas seus planos acabam não dando certo.
Este é um filme que eu sinceramente indico para poucos. Não é para qualquer um. Mesmo não tendo nenhuma cena de violência explícita, você sabe que Lilya esta sofrendo, é algo quase palpável.
Na primeira cena vemos uma adolescente correndo desesperada pelas ruas ao som da banda Rammstein, ela então para em frente a um viaduto e já imaginamos o desfecho. A cena é interrompida e então voltamos há três meses quando Lilya ainda morava na ex- União Soviética e estava feliz porque acreditava que iria para os EUA junto com a mãe e o marido. Ledo engano. Ela é abandonada à própria sorte, sem dinheiro, despejada do seu apartamento e contando apenas com a amizade do pequeno Volodya, outra criança negligenciada pelos pais.
O diretor foi muito sutil em todas as cenas. Você sabe que Lilya foi estuprada, espancada, e os clientes só são mostrados seus rostos durante o sexo, mesmo assim é indigesto.
Quando pensamos que ela finalmente encontraria a redenção ao conhecer Andrei, apesar dos inúmeros apelos de Volodya, ela vai para a Suécia com a ingenuidade que convém a uma garota de 16 anos e que esta apaixonada. No entanto, Lilya é traficada e o que vem a seguir é repugnante!
Os momentos de ternura são os sonhos que ela tem com Volodya, em que os dois aparecem com asas de anjos e tudo é possível. Não há frio, nem dor e nem sofrimento, eles podem voar livres como pássaros, longe daquela realidade tão amarga, longe daquela sociedade que os esqueceu.


E se você assistir, você pode pensar: "nossa esse filme só tem coisa ruim!" Rebato seu argumento da seguinte forma: todos os dias no mundo inteiro, mulheres e crianças são levadas para outros países para serem exploradas sexualmente. E seria mais cômodo julgar Lilya, não é mesmo? Por que ela não arrumou um emprego? É mais fácil fazer essa pergunta do que questionar: Como a sociedade pode contribuir com essas crianças que estão sendo vítimas de pais inconsequentes e autoridades negligentes?
Desta vez eu não escolhi um subtítulo para a resenha do filme. Simplesmente "Para Sempre Lilya". Simplesmente "Para Sempre Nossas Mulheres e Crianças Vítimas do Tráfico Humano"

Link para assistir online: Para Sempre Lilya


Cotação: 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!