sábado, 22 de junho de 2013

Passageiros da Segunda Classe: A Verdade por trás dos Hospitais Psiquiátricos




Passageiros de Segunda Classe é um documentário produzido no estado de Goiás e que mostra detalhadamente como eram tratados os pacientes do antigo Hospital Prof º Adauto Botelho. O filme mostra de forma crua como os internos eram tratados, não havia nenhuma preocupação com a cura desses pacientes, mas sim a segregação.
O documentário foi dirigido por Kim-Ir-Sem, Luiz Eduardo Jorge e Waldir de Pina. Ele foi rodado em 1986, mas só foi concluído em 2001, quatro anos após a demolição do hospital. É considerado como um dos mais importantes filmes de Goiânia.
Não sei explicar o sentimento que tive ao ver este documentário. Filmado em preto e branco, eu só teria uma palavra para descrevê-lo: estarrecedor. Em vinte minutos de documentário você já sente seu estômago embrulhado pela revolta. É possível ver as condições de higiene precária, pessoas nuas andando pelos corredores do hospital, algumas pessoas dizendo que não sabiam porque estavam ali, e outras dizendo que ainda tinham sonhos.


Em outra cena (digna de filme de terror), os "médicos" aplicam eletrochoques nos pacientes, e é possível vê-los semi-mortos, um enfermeiro ri enquanto segura um paciente. É desumano e imoral! 
Apesar da luta antimanicomial, acreditem, ainda existem clínicas como esta. O preconceito contra o doente mental é enorme, e não pense que este não é um problema seu! Não diga que não é da sua conta! Porque é sim! Existem hospitais psiquiátricos que recebem dinheiro do SUS para fazer exatamente isso daí. E se você acha que não tem nada a ver com isso, então não exija um Brasil melhor porque você não tem esse direito. O que eu entendo por um Brasil melhor é que todos tenham seus direitos respeitados, que tenham acesso à educação, saúde de qualidade, moradia e respeito. Tudo que foi negado aos pacientes deste fatídico hospital, e mais outros tantos espalhados pelo país afora.
Gostaria que este texto, ou este documentário chegasse nas mãos do Sr. Deputado Jean Wyllys que é quem realmente se mostra preocupado com os Direitos Humanos. Gostaria que as pessoas também se manifestassem contra essa imoralidade. Gostaria que as pessoas pensassem em como é ser tratado como lixo, esquecido, ficar à margem da sociedade.
Quem esta doente afinal?

"Hospital Psiquiátrico Prof. Adauto Botelho - Goiânia, Goiás, Brasil
 Construído e inaugurado em 1954 sob iniciativa do  professor de psiquiatria Adauto Botelho então chefe do Serviço Nacional de Doenças Mentais e que viabilizou recursos financeiros junto ao Governo Federal para a construção de oito hospitais no Brasil. Este hospital foi fechado e demolido em 1997 , porém os erros do passado não podem e não devem ser apagados da memória, pois contrariam os Direitos Humanos daqueles que sofrem de transtornos psíquicos e por isso foram condenados ao confinamento, a exclusão e a miséria absoluta."


Cotação: 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!