sexta-feira, 29 de março de 2013

Joven y Alocada - 2012


Filme chileno dirigido por Marialy Rivas ( ganhadora do Sundance pelo mesmo filme) que conta a história real da jovem Daniela (Alícia Rodriguez) de família evangélica, que escrevia em um blog suas experiências sexuais, até ser descoberta no colégio em que estudava que havia feito sexo com um garoto. Daniela então é expulsa do colégio, proibida de fazer o vestibular  e obrigada a trabalhar em uma emissora de canal gospel pela mãe (Aline Kuppenheim). Lá Daniela conhece Thomás e Antônia o que colocará em dúvida sua própria  orientação sexual.
Preferi deixar o título original do filme, que é também o título do blog. Em uma das minhas pesquisas encontrei o seguinte título: Young and Wild: As Aventuras de uma Ninfomaníaca. Depois que assisti ao filme,   achei o título simplesmente patético. Por isso decidi manter o título original do blog e do filme.
Daniela não tem nada de ninfomaníaca. É apenas uma garota que não consegue se encaixar em uma família rígida, e que gosta de sexo. Diante disto, lembrei-me do filme espanhol "Diário de uma Ninfomana", (você encontra o filme completo no youtube), no qual retrata uma mulher que se permite sentir prazer, e ao indagar a avó se ela teria algum problema, a avó sabiamente responde: "Ninfomania, é um invento dos homens para que as mulheres se sintam culpadas quando saem da normalidade."Perfeito!
Daniela é uma jovem solitária, e sua fé é questionada o tempo todo. Aliás, devo salientar que abordaram de forma simples, engraçada e ao mesmo tempo dramática dois tabus da sociedade: sexo e religião. Como uma adolescente com os hormônios à flor da pele pode ser considerada ninfomaníaca? Ela esta na fase das descobertas, rebeldia, questionamentos, mas é obrigada a partilhar suas dúvidas com estranhos que conhece na internet, tudo isso por causa de sua mãe austera.
E aí podemos salientar o quanto é importante manter o diálogo com os filhos independente da religião. A repressão nunca foi aliada dos jovens. Principalmente quando Daniela conhece Thomás e Antônia, e se vê dividida entre dois amores. "Por que não posso amar duas pessoas ao mesmo tempo?"


Vi uma personagem confusa à respeito da sua sexualidade, da sua religião, querendo ser "batizada" pois acreditava que isso mudaria sua essência, seus desejos. É uma história sobretudo de amadurecimento.
O filme foi muito bem dirigido e Alicia Rodriguez fez um belo trabalho. Seu olhar ao mesmo tempo em que expressava culpa, também expressava solidão e um certo descontentamento. O roteiro é divertido, simples na medida exata, todas as cenas de nudez e sexo foram necessárias sem serem apelativas.
Um belo trabalho que vale à pena ser conferido.


" Mãe, se tivesse sido expulsa do colégio por incendiar uma sala, por envenenar um colega de classe, ou matar um professor, você se importaria menos por ter sido expulsa por fornicação. Porque seu mandamento principal não é "não matarás" ou "amarás ao próximo como a ti mesmo". Seu mandamento principal é : 'Não fornicarás!'"

4 comentários:

  1. Olá, acabei de ver esse filme e concordo com grande parte de suas colocações. A Daniela não tem nada de ninfo, só é uma jovem perdida num turbilhão de hormônios, sentimentos e dúvidas. Ao contrário de alguns comentários que li no Youtube, não achei que o filme demoniza a religião evangélica, ele só mostra a tendência castradora que costuma permear os ambientes religiosos. Um bom contraponto a essa visão mais retrógrada é a tia da Daniela, que apesar de convertida possui um mente bem aberta quanto aos apelos da juventude.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê Gaia muito obrigada pela sua visita ao meu blog! Esteja sempre à vontade para comentar!

      Abraços:

      Lidiana

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Brojato! Desculpe a demora para te responder! O filme você poderá assistir online no blog Toca dos Cinéfilos, ok?
      Obrigada pela participação!
      Abraços!

      Excluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!