sábado, 10 de agosto de 2013

A Outra História Americana e uma breve reflexão sobre o ódio.



Filme de 1998 dirigido por Tony Kaye ( Desapego) com Edward Norton e Edward Furlong nos personagens principais.
Derek (Eduard Norton) busca preencher seu vazio interno tornando-se um influente skinhead e disseminando discursos de ódio para que mais pessoas fizessem parte da gangue. 
Durante à noite, Derek mata dois negros que tentavam arrombar seu carro e é preso em flagrante. Três anos se passam e ele consegue sair na condicional, no entanto, Derek já não é mais o mesmo. Algo acontece dentro da penitenciária que o faz mudar, e agora ele luta para que seu irmão mais novo Danny (Edward Furlong) não siga os mesmos passos.
Quando assisti Desapego (um excelente filme por sinal, e que já foi comentado aqui), não fazia ideia que era do diretor Tony Kaye o mesmo que dirigiu A Outra História Americana. Já assisti incontáveis vezes e tornou-se o meu queridinho, assim como o diretor que fez um excelente trabalho em ambos os filmes.
Creio que o grande trunfo deste filme esteja na atuação consistente, forte e ao mesmo tempo sensível de Edward Norton que merecidamente concorreu ao Oscar de melhor ator. Simplesmente é impossível para mim imaginar outro ator no personagem de Derek, este foi o primeiro filme que assisti com ele e mesmo aqueles que não entendem desta parte técnica do cinema irão concordar comigo: Norton é um ator inquestionavelmente talentoso.
Um outro ponto que gosto bastante nesse filme são os flashbacks que Danny tem antes de Derek sair da cadeia. Os flashbacks são preto e branco talvez para combinar com aquela vida que Derek estava inserido. Ele estava com raiva do mundo porque o pai foi morto por um negro enquanto trabalhava, e isso bastou para que ele entrasse para um grupo de skinheads e odiasse qualquer um que não fosse americano, branco, loiro e com olhos azuis.
Na cena do assassinato em que Derek mata os dois negros, creio ter sido uma das cenas mais violentas que já assisti. Tudo continua em preto e branco, a polícia chega, Derek entrega a arma, se volta para a câmera com uma expressão sarcástica, e o orgulho de ter a suástica tatuada no peito. É um momento em que você até consegue ler o pensamento do personagem: "matei dois negros. Estou ajudando a limpar meu país e me orgulho disso"


Outro ponto interessante foi como Tony Kaye mostrou o quanto o ódio é contagioso. Eram negros contra brancos, brancos contra hispânicos, asiáticos, judeus. E aí nos perguntamos: de onde vem tudo isso? Por que? Creio que seja uma questão cultural. Judeus são perseguidos há mais de 5.000 anos, negros foram feitos escravos, tudo isso que você vê no filme e na vida real são resquícios da discriminação, do preconceito dos nossos antepassados que se julgavam superiores.
Não importam os motivos para tanto sangue derramado. Porque uma coisa não se pode negar: sangue de inocentes foi derramado em vão, tudo por causa da intolerância e o desrespeito com a religião do outro, a orientação sexual, a cor da pele, a cultura.
É na penitenciária que Derek conhece o que seus "irmãos brancos" são capazes, e ele então precisa fazer a difícil  escolha sobre qual caminho seguir dali em diante.
Creio que este filme pode servir de reflexão não só para questões neonazistas, mas também podemos refletir sobre nós mesmos. O que estamos levando dentro de nós? Toleramos as diferenças? Existe pelo menos respeito? No entanto, enquanto os créditos finais vão subindo, a pergunta que prevalece é: valeu à pena tanto ódio?
Se o roteiro do filme tivesse um olhar mais atento, certamente algum professor faria com que seus alunos o vissem. Eu enquanto pedagoga, gostaria muito de saber a opinião dos jovens sobre esta obra que abre um leque de temas para serem discutidos e pensados.

Link para assistir online: A Outra História Americana


"Seu ódio esta te consumindo. Ele esta dominando seu cérebro."

Cotação: 5 estrelas

Um comentário:

  1. Escrevi um artigo sobre o filme contando o grande problema ideológico de "controle de mentes" que ainda existe hoje. Indico aqui: http://lounge.obviousmag.org/fabulas_do_mundo_esquecido/2014/07/os-dois-lados-racistas-de-a-outra-historia-americana.html

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!