sábado, 19 de outubro de 2013

Camille Claudel, 1915



Dirigido pelo cineasta francês Bruno Dumont que também dirigiu a obra minimalista O Pecado de Hadewjich, não se trata de um remake do filme de 1988 estrelado por Isabelle Adjani como muitos pensaram quando saiu boatos de quem uma nova obra sobre a famosa escultora francesa seria rodada.
Em Camille Claudel,1915 encontramos uma mulher de meia-idade interpretada pela fantástica Juliette Binoche, já internada em um hospital psiquiátrico. Para quem não conhece a história de Camille, ela foi uma famosa escultora francesa, pupila e amante do também escultor Rodin. Vendo que Rodin não se casaria com ela, Camille decide desvincular seu trabalho e seu envolvimento do mestre e do homem que amava para seguir sua própria carreira.
No entanto, o rompimento com Rodin e a morte de seu pai que era o único familiar que apoiava seu talento, culminou na perda gradativa de sua sanidade, até que por fim seu irmão Paul Claudel decide interná-la em um sanatório. 
Caso tenha interesse em assistir e ler o comentário sobre o primeiro filme, segue o link: Camille Claudel: entre a genialidade e a loucura.
Gostaria de destacar aqui, que não cabe comparações nas atuações de Isabelle Adjani e Juliette Binoche tendo em vista que são duas atrizes francesas muito talentosas e que cada uma interpretou brilhantemente Camille Claudel nos dois momentos mais difíceis da sua vida.
Também não cabe aqui comparar as duas obras já que o filme de 1988 retrata a juventude da escultora seu ápice e seu declínio, já no filme Bruno Dumont o roteiro foi baseado nas correspondências que Camille trocou com seu irmão Paul e no seu lado médico.
Camille Claudel, 1915 foi rodado em um hospital psiquiátrico de verdade com doentes mentais de verdade. A sensibilidade do cineasta e de Juliette Binoche para lidar com o elenco de apoio é algo surpreendente! Às vezes sentimos que Binoche parece indiferente aos internos, mas não podemos nos esquecer de que ela é Camille e que aquele mundo não é para ela.
As horas parecem não passar para aquela mulher que sente-se oprimida, ela olha para o céu, a câmera focaliza a expressão de deslocamento de Juliette Binoche. Não é preciso dizer nada, entendemos o que ela sente.
O que dizer sobre seus momentos de angústia e esperança? Como não se emocionar? Os jardins do hospital parecem áridos e nada tem a ver com a arte daquela mulher que não conseguia mais esculpir, que foi exilada pela família, rejeitada pelo único homem que amou.
Rodar o filme em um hospital psiquiátrico e ter como elenco de apoio doentes mentais, não é caridade. Isso é tentar ser o mais realista possível para realizar um filme que pode ser considerado histórico sobre uma grande personagem! Se você não conhece Camille Claudel, assista as duas obras e aprecie a vida e arte desta mulher que merece todo nosso respeito e admiração.

A falta de amor pode enlouquecer.

Cotação: 5 estrelas

Link para assistir online: Camille Claudel, 1915

5 comentários:

  1. O que mais me impressionou nesse filme foi que o roteiro está todo no rosto da Juliette, nas suas expressões. São poucos os diálogos, mas em compensação toda a tensão está impressa no rosto dela, é uma delícia de assistir, todo o filme acaba por tomar um tom feminino, mais sutil e apaziguado, graças a essa interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Robson a interpretação de Binoche é algo surpreendente!
      Obrigada pela visita!
      Abraços!

      Excluir
    2. Boa noite Lidiana;

      tentei falar com vc por fone mas nao consegui. E que nao encontrei uma forma e assistir os filmes atraves de seu blog.
      Caso seja possivel, por favor me oriente.

      Obrigado.

      Excluir
    3. Caro Neiber:

      Desculpe ver seu comentário só agora, estou às voltas com Chaplin que tem me tirado noites de sono, e hoje quando abri o blog tive a grata surpresa de ver seu comentário.
      Bem, no final de cada resenha coloco o link para assistir online. Este link o direcionará a outro blog, o Toca dos Cinéfilos e lá você poderá assistir os filmes online.
      Quanto ao fone, agora tenho somente o celular, por isso você não conseguiu falar comigo.
      Fiquei muito feliz com sua visita e espero que volte mais vezes! E diga "olá" se você ver este recado!
      Obrigada!

      Excluir
  2. olá gostaria muito de assistir esse filme mas não consigo...desde o ano passado vc pode me ajudar??? desde já obrigada

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!