terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como Esquecer - 2010


Drama nacional dirigido por Malu de Martino (Mulheres do Brasil), o filme conta a história de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura inglesa que após ser abandonada por sua companheira Antônia sem motivos aparentes, luta com a ajuda de se amigo gay Hugo (Murilo Rosa), que também sofre com a morte do seu namorado.
Muito mais que um filme sobre homossexualidade, este é um drama sobre seres humanos tentando dar continuidade à vida sem os amores de suas vidas. Cada um age de uma maneira diferente. Júlia torna-se mal humorada, destila veneno por todos os lados o que para pode parecer soar como antipatia para muitos espectadores. Mas vamos analisar a situação de Júlia: ela morou treze anos com Antônia que foi embora sem dar explicação alguma e ainda deixou dívidas para Júlia. Ela esta deprimida, não consegue suportar a ausência, não consegue trabalhar. Logo no início do filme, ela pede licença da universidade porque segundo ela mesma diz: "fiquei improdutiva por dias". No decorrer do filme ela vai divagando sobre a vida, sobre sua própria existência e não há como não sentir e entender o sofrimento de Júlia.
Outro aspecto do seu sofrimento, que para mim é totalmente compreensível, é que Júlia se submete a castigos físicos e o objetivo é claro: manter sua mente inativa. Ela não queria pensar, pensar doía, machucava. Para muitos a personagem pode parecer egocêntrica, mas ela se mostra comovida com o drama de Lisa (Natália Lage), que também foi abandonada pelo namorado e com isso se viu obrigada a fazer um aborto.
Já Hugo é a personificação da alegria e paciência. Apesar de ter sofrido uma grande perda (a morte do seu namorado), Hugo faz de tudo para recomeçar sua vida, conhecendo outras pessoas, bebendo e ajudando sua grande amiga: Júlia.
E é então que esses três personagens cada um com seu drama, vão morar em uma casa de frente para o mar, na esperança de recomeçar a vida, de esquecer o passado e se ajudarem mutuamente.
Destaque para as cenas de nudez que foram belíssimas, sutis e sensuais e para a interpretação de Ana Paula Arósio que abriu mão de sua beleza inquestionável, revelando uma atriz talentosa, centrada e dedicada.


"Qual o contrário do amor?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!