sexta-feira, 5 de abril de 2013

Orações para Bobby - 2009 : Meu protesto contra Marco Feliciano!




Orações para Bobby conta a verdadeira história de Mary (Sigourney Weaver), uma mãe de família religiosa, que se sente abalada quando seu filho Boby (Ryan Kelley) revela ser gay. Começa então uma corrida na tentativa de "curar" Bobby, no entanto, depois de se culpar por ser quem era, Bobby se atira de uma ponte aos 20 anos de idade e Mary começa a refletir sobre seus próprios conceitos até se tornar uma militante da causa gay. Filme dirigido por Russell Mulcahy (O Escorpião Rei: A Saga de um Guerreiro)
Assisti esse filme já tem um certo tempo. Embora tenha sido feito para a TV, a atuação de Sigourney Weaver não passa despercebida, foi simplesmente tocante. Não é um grande filme, mas é uma grande história, e em tempos de Marco Feliciano nada mais sensato que escrever sobre uma trama com temática GLS.
Eu poderia ter escolhido outro filme, há muitos filmes bons com temática GLS. Mas lembrei-me deste quando li um comentário de uma moça com relação a uma matéria da revista Época, que dizia que Feliciano insiste em dizer que os negros são amaldiçoados, e entre tantos comentários dos leitores, é claro que suas declarações homofóbicas vieram à tona. E a moça escreveu mais ou menos assim: "toda mãe sonha que o filho se case de forma tradicional, tenha filhos, eu não sou homofóbica!" Me pus então a refletir sobre o que ela escreveu, e imediatamente Orações para Boby me veio à mente.
Bem, no filme, assim como na realidade, Mary sonhava exatamente isso para Boby, mas não era isso que ele sonhava. E ele tentou seguir à risca a cartilha da mãe, mas isso só gerou tristeza, infelicidade, depressão, e um fim trágico. Então, fica a pergunta: os pais querem que os filhos sejam uma extensão deles mesmos, ou que tenham vida própria e sejam felizes?
Mesmo com os leitores já sabendo o final do filme, ele não termina aí. Com a morte de Bobby, Mary vê a chance de recomeçar, de entender o filho, e para isso ela terá que quebrar seus próprios paradigmas. Uma luta consigo mesma, com aquilo que acreditou a vida inteira e sobretudo com seu amor de mãe.
Esta história aconteceu na década de 70, mas acontece ainda nos dias de hoje. Basta ver as declarações de Feliciano, Joelma (nossa como Joelma me lembrou essa mãe!) Nos coloquemos no lugar dos homossexuais, como eles se sentem tendo seus direitos violados, sendo motivo de escárnio para toda a sociedade? Como você se sentiria?
Mais resenhas sobre filmes com temáticas gay virão. Então, se você é homofóbico ou algo do gênero, me faça um favor: não leia este blog.



"Eu não posso deixar ninguém saber que não sou hétero. Isso seria tão humilhante. Meus amigos iriam me odiar, com certeza. Eles poderiam até me bater. Na minha família, já ouvi eles falando várias vezes que odeiam gays, que Deus odeia os gays também. Isso realmente me apavora quando escuto minha família falando desse jeito, porque eles estão realmente falando de mim. Às vezes eu gostaria de desaparecer da face da terra...Às vezes sofro tanto...Estou assustado e sozinho. Estou condenado. Estou afundando lentamente num vasto lago de areia movediça. Um poço sem fundo. Gostaria de rastejar para debaixo de uma pedra e dormir para sempre. [...] Posso sentir os olhos de Deus olhando para mim com pena."

Trecho extraído do diário de Bobby.


Esta é a verdadeira Mary em uma parada gay.

3 comentários:

  1. Perfeito! Até por ser bem pontual! Não apenas no Brasil, mas países tidos como primeiro mundo ainda há uma grande parcela homofóbica.

    Menina, faz tempo que não venho aqui. Daí fico até com vergonha de perguntar se ainda quer compartilhar seus textos. Gostaria de começar por esse.

    Vi esse filme há um tempo. Gostei muito! Incrível que ainda encontramos muito disso.

    Cansada de ver alguns religiosos dizendo sandices, homofóbicas, eu fiz um texto exclusivo, e com uma foto-montagem que criei para esse artigo: http://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2013/04/17/ainda-convicta-com-o-fora-feliciano/ No meu blog pessoal. E postando a foto no meu perfil no Facebook, bombou :)

    Habilita receber por emails seus textos.
    Bom Dia!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria é claro que quero compartilhar meus textos com você fico super honrada! E já estou preparando outro pra essa tal "cura gay".
      Beijocas

      Excluir
    2. OBA!!!
      Vou levar pra lá :)

      Vê aí por dentro do seu blog o widget para receber seus textos via email. De Blogger, eu pouco entendo.

      Beijos,

      Excluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!