quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Réquiem Para um Sonho



Quatro personagens sonham com um futuro promissor: Sara Goldfarb (Ellen Burstyn) é viciada em TV e quer emagrecer para que seu vestido preferido lhe sirva e ela possa participar de um programa televisivo, obstinada, Sara recorre a um médico que lhe receita anfetaminas trazendo consequências físicas e psicológicas com o passar do tempo.
Sara é mãe de Harold (Jared Leto) que é namorado de Marion Silver (Jennifer Connelly) o casal sonha em abrir uma loja de roupas, mas eles tem mais que o sonho em comum, tem também o vício pela heroína.
Tyrone (Marlon Wayans) quer ter paz paz e sossego, mas também é viciado em heroína.
Filme de 2000 dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negro). Baseado no livro de Hubert Selby Jr.
Réquiem segundo o dicionário Priberam quer dizer "descanso, repouso", mas pode ser também uma música que era utilizada na antiguidade para os mortos.
Bem, comecei analisando o título da obra porque me parece bastante pertinente entendermos a razão do nome do filme e porque toca quase sempre a mesma canção.
Primeiramente devo dizer que acho este filme fantástico. Uma das primeiras películas de Aronofsky que já tinha se revelado um diretor promissor em "PI", no entanto Réquiem para um Sonho é menos experimental que seu antecessor e mesmo com o amadurecimento de Darren no cinema, existe uma coisa que lhe é peculiar: a câmera sempre focada nos personagens de maneira que consigamos enxergar o que o personagem enxerga e não o mundo visto de quem esta do lado de fora.


Além de Darren Aronofsky ser um diretor muito centrado (seu primeiro filme PI lhe rendeu o prêmio de melhor filme no festival de Sundance), ele consegue extrair o melhor dos atores. E Réquiem não me deixa mentir. Ellen Burstyn em uma atuação irretocável concorreu ao Oscar e injustamente perdeu. Jared Leto, Marlon Wayans que faziam filmes comerciais conseguiram se sair muito bem (Jared Leto teve que emagrecer muito para interpretar Harold). E Jennifer Connelly (sempre bela e convincente), arrisco a dizer que sua carreira tenha alavancado depois desse filme.
O filme não fala somente sobre o vício das drogas, fala também sobre o vício na TV, na comida. Interessante como mostra que as estações do ano estão intercaladas com as vidas dos quatro personagens: quatro estações, quatro pessoas correndo atrás de um sonho. Primavera e verão: Tyrone e Harold começam seu próprio negócio com drogas, entre Harold e Marion tudo esta perfeito. Sara começa a emagrecer tomando anfetaminas.
Outono e Inverno: Abstinência, crise no namoro, os extremos, a loucura.



"Tinham um ao outro e beijaram-se, e empurraram os medos um do outro para um canto, acreditando na luz do outro, no sonho do outro..."
Hubert Selby. Jr: autor do livro que deu origem ao filme

E por que dei a definição de réquiem no início da crítica? Toda vez que um dos personagens estava prestes a perder seu sonho, tocava a mesma canção. E particularmente achei a música bastante apropriada para as cenas, ela é triste, mas existe uma certa beleza nela, talvez a beleza de refletir sobre a morte dos nossos próprios sonhos.

Link para assistir online: Réquiem Para um Sonho

Cotação: 5 estrelas

Um comentário:

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!