quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Um Pouco de Charlie Chaplin



Bem, eu tinha prometido na page que se conseguisse atingir trezentos curtidores, faria uma homenagem a Chaplin. Eis que já ultrapassou de trezentos e estou atrasada com minha promessa! Mil perdões!
Primeiramente é impossível falar em cinema sem falar em Chaplin. Foram mais de 75 anos dedicados à  arte, desde quando era criança quando ainda se apresentava em teatros do Reino Unido, até a sua morte aos 88 anos de idade. E não há o que dizer. Esse baixinho, magricela em cena  tornava -se um gigante, um monstro!
Nascido Charles Spencer Chaplin Jr. em Londres no dia 16 de abril de 1889, Chaplin era diretor, roteirista, compositor das próprias trilhas sonoras, produtor, além de financiar seus próprios filmes. Em sua extensa obra podemos destacar: Luzes da Cidade, Tempos Modernos, Em Busca do Ouro, O Garoto, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, dentre outros.
O rei do cinema mudo criou um personagem cativante : o Carlitos, ou o Vagabundo. Quem nunca o viu caracterizado com um paletó puído, calça e sapatos em tamanhos maiores, a cartola, uma bengala e o famoso bigodinho? Este simpático personagem cativou o mundo inteiro com suas maneiras requintadas, seu ar pueril, e suas confusões sempre regadas à trapalhadas e a velha comédia que só mesmo Chaplin sabia fazer, e que nos arrancam risos até hoje!


Ouso dizer que seus filmes são atemporais. Este cineasta estava à frente do seu tempo, mesmo com sua comédia pastelão, ele sempre tinha o que dizer, algo que nos leva a refletir até mesmo na atualidade, por isso digo que seu cinema nunca é velho demais. Você pode assistir Tempos Modernos e conseguirá associar muitos aspectos com nossa realidade.
Por sua contribuição ao cinema, Chaplin recebeu vários títulos ainda em vida. (Cavaleiro do Império Britânico) e Francês (Légion d ' Honnoeur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e e Ciências Cinematográficas dos EUA (Oscar especial pelo conjunto da obra em 1972).
Em 25 de dezembro de 1977 aos 88 anos, Chapin sofre um derrame cerebral em sua casa na Inglaterra. Ele havia deixado os EUA há muitos anos por ser esquerdista e por sofrer perseguição da imprensa marrom.
Não deixe de conhecer um pouco da obra deste gênio inimitável, mas que certamente influenciou inúmeros artistas! E não deixem de conferir o comentário do grande clássico: Luzes da Ribalta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!