sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

12 Anos de Escravidão



Filme de 2013 dirigido por Steve McQueen (Shame), a obra é baseada em fatos reais e conta a história de Solomon Northup (brilhantemente interpretado pelo ator britânico Chiwetel Ejiofor), um negro livre que vivia com sua mulher e filhos na época da escravidão dos EUA, até receber uma proposta falsa de trabalho e ser sequestrado para ser vendido como escravo para o então impiedoso fazendeiro (Michael Fassbender).
Começa então para Solomon 12 anos de trabalhos forçados e a luta para provar que ele não era um escravo.
Creio que qualquer história que relate torturas com seres humanos sempre é emocionante e chocante. Este filme não é mais um filme sobre escravidão. A história de Solomon e esses sequestros que aconteceram são pouco conhecidos, mas quando o filme termina você chega à conclusão de que isso não era difícil de acontecer. Motivo: negros livres, com cartas de alforria não representava muita coisa em uma época que negro não era gente. Imagino que muitos passaram por necessidade (o que não era o caso de Solomon, já que sabia ler e escrever e ainda era um exímio violonista), mas imaginemos aqui no Brasil com o fim da escravidão. É sabido que muitos ex-escravos não tinham para onde ir e não conseguiam emprego.
Imagino que o mesmo aconteceu naquela época. Muitos negros livres cheios de falsas esperanças foram vítimas desses sequestros, algo brutal, toda forma de escravidão e tortura é brutal.
O filme foi muito bem construído e dirigido, sem cair na pieguice. Steve McQueen conseguiu dar realismo às cenas de açoite e aos trabalhos forçados aos quais os escravos eram submetidos.
Vemos Solomon e pensamos que ele esta resignado com aquela vida. Mas Chiwetel Ejiofor tem os olhos tão expressivos, e em muitas cenas ele não diz nada, aliás, ele diz, mas diz com os olhos e nós entendemos o que eles falam: "eu vou lutar, vou ver minha família de novo. Isso vai acabar." Sua expressão facial é algo fantástica!
O cenário e o figurino também merecem destaque. Tudo foi minuciosamente pensado para retratar uma parte da história que merecia ser contada. E tenho que destacar o pequeno papel de Brad Pitt que interpreta um abolicionista, e também foi um dos produtores do filme.
Não tenho dúvidas de que Steve McQueen já entrou para o roll dos grandes diretores. Depois do excelente "Shame" eu não poderia esperar nada inferior que viesse dele, sem sombra de dúvidas um grande cineasta que ousou contar a história de um grande homem que foi Solomon e que vale à pena conhecer.

"Eu não quero sobreviver, eu quero viver!"

Cotação: 4 estrelas
Link para assistir online: 12 Anos de Escravidão

2 comentários:

  1. Oi Lidiana, tudo bom?
    Eu amo suas resenhas, sempre quando as leio fico curiosa quanto ao filme, e esse foi um que entrou para lista que quero assistir. Enfim, eu queria saber se você já viu e comentou aqui no Blog o filme "Meninos também choram",procurei pelos Marcadores, mas não achei e tô louca pra ver, mas quero antes ler sua opinião, acho ótimas suas análises.
    Beijo e Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolinne! 12 Anos de Escravidão é um belíssimo filme, não perca tempo, você não irá se arrepender.
      Ainda não escrevi sobre Meninos não Choram, mas é um excelente filme. Eu o assisti já faz um tempinho, mas vou revê-lo e escrever especialmente para você!
      Muito obrigada pela participação no blog!
      Um abraço!

      Excluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!