segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Magnólia - 1999


Filme americano dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson (Buggie Nights - Prazer sem Limites).
A história de nove personagens que aparentemente não têm nada em comum, mas logo suas vidas são interligadas através do programa "O que as crianças sabem". Filme estrelado por Julianne Moore, Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, William H. Macy e Philip Baker Hall.
Primeiramente devo dizer que considero imperdoável só ter assistido esse filme agora. Como pude? E eu sei que tudo que eu escrever aqui, provavelmente os leitores já terão lido em algum lugar, mas mesmo assim quero deixar registrada minha impressão sobre Magnólia.
Como podem ver o elenco é de peso. E Paul Thomas Anderson conseguiu extrair o melhor de cada ator, e destaco aqui o personagem de Tom Cruise que fez brilhantemente o papel de "sabe-tudo da sedução". Foi ótimo ver Tom Cruise falando palavrão, ensinando os homens a serem conquistadores, fugindo daquele esterótipo de bom moço, e creio ter valido à pena para ele também já que sua dedicação lhe rendeu uma indicação ao oscar de melhor ator coadjuvante. Tom Cruise parabéns! Depois desse filme você subiu no meu conceito!
Magnólia me tocou profundamente não só por ser uma história sobre arrependimento e perdão, mas também de recomeço. Poderia ser mais um filme clichê, mas ele foge totalmente dos padrões. Paul Thomas Anderson soube aproveitar cada diálogo, cada corte de cena, cada câmera. São três horas de filme e você ainda pede um pouco mais.
Resumir Mangnólia seria enfadonho. Vemos dois velhos morrendo de câncer, uma mulher tentando mudar o testamento do marido, o enfermeiro tentando localizar desesperadamente o filho de seu paciente, o garoto prodígio que é explorado pelo pai, a jovem viciada, o tira de bom coração, um guru do sexo e o homem que já foi vencedor do programa "O que as crianças sabem?" São esses personagens aparentemente comuns que dão vida à história contada de uma forma soberba por um diretor e roteirista talentoso, criativo e extremamente sensível.
A trilha sonora é sublime! Músicas de Aimee Mann e Super Tramp embalam o drama vivido pelos personagens. Cada um com seu próprio problema, mas que se unem em uma das cenas mais lindas quando cada um canta um trecho da música Wise Up.
O filme é cheio de passagens bíblicas, talvez isso explique a cena final que é no mínimo psicodélica, mas nos remete ao velho testamento quando Deus lança sobre o faraó as pragas para que o mesmo se curvasse e se arrependesse dos seus erros.

Link para assistir online: Magnólia


" A vida não é curta. A vida é longa..."
Cotação: 5 estrelas 

Um comentário:

  1. Também não me perdoo de ter demorado a assistir a Magnólia. Lembro-me de ver, quando pequeno, parte da cena em que sapos caem do céu, como chuva. Essa imagem sempre ficou marcada e, agora, depois de vários anos, assistir ao filme inteiro e descobrir a chuva de sapos foi excelente. Filmaço mesmo. Parabéns, Lidiana. Suas impressões, como sempre, me impressionam. Abraço

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!