terça-feira, 11 de junho de 2013

Faroeste Caboclo: O que fizeram com Santo Cristo?



"Não tinha medo o tal João de Santo Cristo era o que todos diziam quando ele se perdeu/ Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda/Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu."
Estes são os primeiros versos da obra-prima do rock nacional cantada pela Legião Urbana (considerada por mim a maior banda de rock brasileiro de todos os tempos).
Não é preciso fazer a sinopse do filme, creio que todos já conhecem a canção e o filme foi justamente inspirado nela. Um projeito audacioso de René Sampaio, afinal, se já é difícil fazer uma adaptação de livro para os cinemas, imaginem uma canção que marcou época? Uma música que foi censurada por causa "do general de dez estrelas que fica atrás da mesa com o cu na mão?'' (É brincadeira!Claro que a música não foi censurada SÓ por isso.) 
Mas vamos ao que interessa. Foi extremamente difícil para mim assistir ao filme porque como legionária, eu não estava completamente certa se eu conseguiria separar a tietagem do meu lado cinéfilo. Impossível para um fã da Legião assistir à obra e em alguns momentos não se lembrar de trechos da música. "Logo, logo os malucos da cidade souberam da novidade!"
Boa parte do elenco é desconhecida. Talvez a mais conhecida seja Ísis Valverde que além de linda gostei bastante da carga dramática que ela depositou na Maria Lúcia, mas quem roubou realmente a cena foi Fabrício Bolivei ia que faz o herói João de Santo Cristo. Atuação incrível! Olhar expressivo, às vezes cheio de ódio e revolta, às vezes cheio de paixão por Maria Lúcia, às vezes meio ingênuo com seu primo Pablo. Grande ator!
  O filme baseia-se na Brasília dos anos 80 e eu senti falta de mais músicas dos anos 80. Creio que a trilha pecou nesse aspecto, aliás tem muita música instrumental, desnecessário para um filme de ação misturado com romance e drama.

"Maria Lúcia era uma menina linda e o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu"

A adaptação deu certa? Não para mim. O roteiro foi falho em um aspecto muito importante. Tudo bem que a película não precisa ser idêntica à música, é uma inspiração, sei bem disso. Mas o roteirista pegou como essência do filme o romance entre Maria Lúcia e João de Santo Cristo, e deixou de lado fatores importantes que a canção denuncia como: racismo, corrupção, ou seja, isso na verdade ficou como pano de fundo para uma história de amor à la Romeu e Julieta.
Faroeste Caboclo é uma música de denúncia por isso ela foi censurada na época. E esse filme pode ser tudo, menos uma denúncia. Infelizmente a essência principal do que escreveu Renato Russo foi deixada de lado.


"Violência e estupro de seu corpo, vocês vão ver eu vou pegar vocês!"


Cotação: 3 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!