sábado, 29 de junho de 2013

Mary e Max: Uma amizade diferente


Mary e Max é uma animação feita com massinhas de 2009, dirigida por Adam Elliot e conta a história baseada em fatos reais da amizade entre a garotinha solitária Mary que morava na Austrália e Max um homem obeso também solitário com 44 anos, americano e com síndrome de Aspenger.
Longa australiano que conta com as dublagens de Toni Collete (Mary) e Philip Seymour Hoffman (Max).
Já faz bastante tempo que assisti este filme. Na época fiquei na dúvida, não sabia se seria algo que me tocaria. Felizmente eu estava errada! Me tocou profundamente, e estou sempre indicando para as pessoas (mesmo que elas façam cara feia quando falo que é feito com massinha).
Não existe nada de clichê nesta animação. Duas pessoas de idades diferentes que moram em países diferentes, mas que têm algo em comum: a solidão. E são essas cartas que vão quebrar as rotinas de Mary e Max, um se apoiando no outro mesmo sem se conhecerem.
Mary mora com os pais. A mãe é alcoólatra, o pai trabalha em uma fábrica de chá e no seu tempo livre empalha pássaros mortos que ele encontra na estrada. Mary não tem amigos na escola, não tem com quem conversar, gosta de leite condensado, chocolate e sua cor favorita é marrom.


Max mora sozinho. Ele é judeu, mas de tanto ler livros virou ateu. As pessoas o acham estranho, e ele acha que o mundo é caótico, ele não consegue ver lógica nas pessoas. É obeso e gosta de comer cachorro-quente de chocolate.
Quando Mary começa a se corresponder com Max ela faz perguntas que todas as crianças fazem: "de onde vem os bebês?" Perguntas que deixam o mundo de Max confuso, e ele tem crises de ansiedade, até não aguentar e entrar em estado catatônico quando é indagado sobre o amor. Ele nada sabia sobre o amor, só sabia sobre números e ciência.
Apesar do filme falar de uma amizade sincera, ele também fala sobre diferenças. Tanto Mary quanto Max eram menosprezados, ela por ter uma mancha na testa e por ser gordinha e ele pela síndrome de aspenger. Sem dúvidas é um filme que tanto crianças quanto adultos se emocionarão. Com um roteiro sensível, dublagens cativantes, Mary e Max é um primor!


Cotação: 5 estrelas

Um comentário:

  1. Gostei da resenha! Já quero ver (:

    P.S: O Blog está lindo e eu estou adorando. Não deixe de postar. Eu também amo indicar um filme que eu gostei.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!