domingo, 2 de junho de 2013

Na Terra de Amor e Ódio: mais uma ousadia de Angelina Jolie


Ajla (Zana Marjanovic) e Danjel (Goran Kostic) iniciam um romance em uma boate que é bruscamente interrompido por uma explosão. Era o início da guerra na Iugoslávia. Ajla é capturada já que era bósnia e Danjel, sérvio, entra para o comando do exército. Ajla então, torna-se sua protegida, já que todas as prisioneiras eram constantemente estupradas pelos soldados. Inicia-se assim uma perigosa paixão em meio ao caos da guerra.
Drama de 2011 dirigido e escrito por Angelina Jolie.
Quando eu soube que Angelina Jolie estava dirigindo um filme, fiquei bastante curiosa porque devo confessar, não gosto dos filmes que ela faz e não gosto dela como atriz. Muito se discute o talento de Jolie pelo fato dela ter ganhado o Oscar de melhor atriz coadjvante pelo filme Garota Interrompida de 1999, bem, particularmente o Oscar deixou de ser uma premiação séria há muito tempo! Para mim, é simplesmente uma festa em que premiam-se os melhores filmes, atores, diretores, etc, americanos, e sinto informar caro leitores, mas o cinema não se restringe a Hollywoody! E é por esse motivo que você que acompanha meu blog quase não vê filme americano por aqui. Porque o meu propósito é mostrar exatamente o que é desconhecido pela maioria, que esta fora dos padrões.
Outro fator que fez com que Angelina Jolie ganhasse o Oscar, é que a personagem que ela interpretou não é muito diferente da garota que ela era. Hoje a Senhora Pitt é uma mulher engajada em causas sociais, mãe de vários filhos, mas a Lisa de Garota Interrompida não é bem diferente do que foi Angelina. Garota rebelde, tatuada, usava drogas, declarou-se bissexual, então, qual é o mérito de interpretar a si própria?
Mas vamos falar do filme. Enquanto eu assistia Na Terra de Amor e Ódio, me senti em uma corda bamba, o roteiro é bastante fraco, algumas cenas são interrompidas bruscamente e eu não senti química entre o casal Ajla e Danjel. Aliás, devo dizer que Zana Marjanovic parecia indiferente aos horrores que aconteciam ao seu redor, uma atriz bastante inexpressiva para uma personagem que exigia mais dramaticidade.
Outro ponto que me deixou temerosa por Jolie: o filme tem duas horas e sete minutos de duração. A primeira hora passou tranquilamente, na segunda hora pensei: "será que ela vai conseguir amarrar essa história em um filme tão longo?" Ok. Conseguiu. Ponto para ela.


Outra coisa que chama atenção é a fotografia, e sim Angelina conseguiu mostrar todos os horrores da guerra. Aliás, devo salientar que esta parecia ser sua função, não houve uma preocupação maior com os diálogos que por vezes chegavam a ser pueris.
O saldo final é: para um primeiro filme, não é de todo ruim. E eu torço muito para que este seja o primeiro de muitos projetos dela, ou seja, Angelina: sai da frente das câmeras, porque atrás você fica melhor! E nós precisamos de mais mulheres nesse meio! Fica a dica!

Cotação: Duas Estrelas

2 comentários:

  1. Nossa. Acabei esquecendo completamente de ver esse filme. Lógico que não espero grande coisa, mas, pô, acho Angelina Jolie tão sensacional, que ela merece ser apreciada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja e comente aqui o que achou, ok? Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!