segunda-feira, 15 de julho de 2013

Malena: A Sensibilidade e Sensualidade de Tornatore



Malena filme italiano do ano de 2000 dirigido pelo italiano Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso), conta a história de uma mulher bonita e misteriosa (Monica Bellucci) que desperta a atenção em um pequeno vilarejo da Sicília. Seu marido foi para a Segunda Guerra, e por morar sozinha e ser bela, todos suspeitam que Malena tem um amante, com exceção do garoto Renato de apenas 13 anos que nutre uma paixão secreta por Malena.
Já havia assistido este filme várias vezes por duas razões: filme dirigido por Giuseppe Tornatore o mesmo que dirigiu Cinema Paradiso, preciso dizer mais? E depois por causa da Monica Bellucci que considero uma das atrizes mais belas de todos os tempos, e conseguiu fazer uma Malena sedutora sem a intenção de ser e ao mesmo tempo melancólica.
Certa vez vi uma entrevista com Tornatore e ele disse que Monica Bellucci era a Malena que ele queria. Concordo plenamente! Além da beleza, a personagem também precisava de um certo ar de mistério, já que naquele vilarejo pouco se sabia sobre ela, por isso inventavam mentiras a seu respeito.
O garoto Renato ao ver Malena passar com toda a sua volúpia, logo se apaixona. Quando Malena saía de casa, o vilarejo parava. As mulheres ficavam com inveja, e os homens a admiravam, mas não deixavam de dizer que mesmo com o marido na guerra, ela tinha outra mulher.
Intrigado com a situação, Renato começa a investigar seu primeiro amor e descobre que Malena nada mais é que uma mulher como outra qualquer e que estava sendo vítima das intrigas da cidade. Sua inocência de menino e seu amor puro fazem com que ele faça uma promessa a um santo para que proteja Malena de toda a população.
O filme é de uma sensibilidade ímpar. Além de falar sobre amadurecimento, descobertas sexuais, também fala sobre preconceito. O preconceito ao qual uma mulher sozinha estava sendo vítima e que um garoto com a ingenuidade de uma criança recém crescida, mas com a coragem de um homem, protege sua amada do seu jeito, do jeito que ele podia.
Giuseppe Tornatore foi muito feliz em explorar a sensualidade de Monica Bellucci e o desejo de Renato. Nada de vulgaridades, tudo muito sutil. Uma perna que aparece, uma rápida cena de Bellucci nua nos pensamentos de Renato, um seio mostrado acidentalmente de lado. Detalhes que permeiam a mente de uma personalidade que ainda esta em evolução, que é o caso de Renato.


Tem a parte engraçada que é a família de Renato. Uma família italiana bem caricata, escandalosa, exagerada, e o pai que quer que o garoto vire logo um "homem", sem saber que ele já tinha motivos suficientes para se orgulhar do filho. 


"Eu amei outras mulheres e elas sempre me pediram para nunca esquecê-las. E eu não esqueci a única que não me pediu: Malena."

Cotação: 5 estrelas.

Um comentário:

Sua participação é importante. Obrigada pelo comentário!